

Pe Íori Katu
Bem Vindos!
Conheça essa grande diversidade
Os tupiniquins, são um grupo indígena que ainda estão no processo de reestruturação cultural, resgate, preservação e resistência ancestral. Por terem sido um dos primeiros grupos a serem submetidos a interação com os colonizadores, foram obrigados a conviver com um novo modelo de vivencia, desprendendo de suas raízes culturais como dialeto e costumes para preservação de suas próprias vidas. E por estas doutrinações, por um tempo perderem terras e a cultura foi silenciada. Mas graças as forças e lutas e resistindo a cada marco temporal, "estamos aqui". Atualmente, habitam ás terras indígenas no município de Aracruz, no norte do estado do Espírito Santo, no Brasil.
Sobre
Nossa história
Os tupiniquins, são um grupo indígena brasileiro pertencem à nação Tupi. Eles habitavam, por volta do séc XVI, em duas regiões do litoral do Brasil: o sul da atual Bahia e o litoral do atual estado de São Paulo.Foram o grupo indígena com o qual se deparou a esquadra portuguesa de Pedro Álvares Cabral, em 23 de abril de 1500. Atualmente, habitam ás terras indígenas no município de Aracruz, no norte do estado do Espírito Santo, no Brasil.

Serviços
Loja online
O site ainda está em construção. Por isso no momento será divulgada os artesãos tupinikim e seus respectivos contatos para seu interesse de compra.
Suporte
Duvidas entre em contato


Localidade
Os povos indígenas têm em suas histórias marcas de sucessivos ataques desde o período colonial, que com a invasão territorial tentou dominá-los e extingui-los. Em Aracruz, encontra-se o que hoje restou da resistência indígena local.
São milhares de indígenas organizados em treze aldeias de duas etnias diferentes: a Tupinikim e a Guarani Mbya. Há saber, Tupinikim as aldeias: Caieiras Velha, Irajá, Pau-Brasil, Areal, Comboios e Córrego do Ouro; Guarani: as aldeias Boa Esperança, Três Palmeiras, Piraquê-açu, Nova esperança e Olho d’água. E a aldeia mista das duas etnias, Aldeia Amarelo.
Venha nos visitar
